data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Depois de 10 anos de espera, a comunidade do Bairro Divina Providência, na região norte de Santa Maria, poderá contar com uma nova escola a partir de sábado. Em solenidade marcada para as 14h, será inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil Glaci Corrêa da Silva, que deverá atender cerca de 100 crianças diariamente.
Sindicatos de professores planejam paralisação na próxima semana em Santa Maria
A instituição receberá seus primeiros alunos já na próxima segunda-feira, para iniciar o ano letivo de 2020. As matrículas foram efetuadas a partir do final do ano passado, conforme a idade dos alunos - 0 a 3 anos. A escola tem capacidade para 102 crianças. O espaço conta com 668m² de área total, onde foram investidos aproximadamente R$ 1,9 milhão.
A instituição terá salas de maternal, berçário, assim como sala para pré-escola, oferecendo turnos manhã, tarde e integral. A comunidade está ansiosa e otimista em relação ao novo espaço. É o que relata a dona de casa Iris de Souza Rodrigues, que acabou de confirmar a vaga da filha Kyara, 3 anos.
Coronavírus afeta rotina de eventos e viagens acadêmicas
- A vaga da Kyara está garantida. Mas ainda estou na lista de espera para o meu filho Enzo, de 1 ano e 2 meses. A direção da creche me informou que os pais precisam ir até a escola com documento de identificação para fazer a confirmação das vagas. A comunidade está animada em ter uma escola nova e próxima de casa - conta Iris.
O espaço começou a ser erguido com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, nos últimos anos, passou por rescisão de contratos com empresas e percalços com licitações. Atualmente, para a finalização, a obra contou com verbas do município e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O LOCAL
Estrutura
- Sala de direção
- Sala de coordenação
- Sala de professores
- Sala multiuso
- Sala de lactário
- Fraldário
- Cozinha
- Lavanderia
- Vestiário para funcionários
- Banheiros masculinos e femininos
- Banheiro para funcionários
- 4 salas de aulas
Equipe
- 8 professores
- 1 auxiliar de serviços gerais
- 1 merendeira
Histórico
- Um processo de licitação foi iniciado em 2009
- Em 2011, a instituição começou a ser construída
- Em 2014, a obra foi abandonada
- A construção foi retomada somente em 2016
- Os trabalhos estão sendo finalizados neste mês